The Aviation Challenge
Soluções para reduzir o impacto
As viagens aéreas têm efeitos negativos no clima. The Aviation Challenge ajuda-nos e a outras companhias aéreas a desenvolver novas ideias para reduzir o impacto de voar.
Todas as companhias aéreas partilham as suas ideias e soluções, para aprenderem e beneficiarem uns com os outros. Após o Desafio, tentamos implementar o máximo de melhorias possível. As companhias aéreas são recompensadas pelo impacto que causam ou pela forma como inspiram os outros.
Novas ideias
Todos os anos, tentamos incorporar o máximo possível de ideias de sucesso do Desafio anterior. Claro que também implementamos novas iniciativas. Aqui estão algumas dessas melhorias:
- O nosso departamento de carga procura uma nova palete leve. Isto pode poupar até 150 kg por voo em comparação com as paletes de madeira normais. Atualmente, estamos a testar paletes de cartão, mas também estamos a analisar as versões de esferovite, que são ainda mais leves.
- Exploramos maneiras de incentivar os nossos clientes a utilizarem mais SAF (combustível alternativo para aviação). Isto ajuda a reduzir o nosso impacto ambiental global
- Ao longo do ano, testamos e pesquisamos novas ferramentas de otimização de voos. Isto inclui novas formas de planear um voo e aplicações que ajudam os nossos pilotos a subir e aterrar de forma mais eficiente.
Da ideia ao impacto
Em 2025, o The Aviation Challenge tem tudo a ver com impacto. A SkyTeam incentiva a colocar ideias em prática para tornar o Desafio ainda mais eficiente. Reduzir o impacto de um único voo é ótimo, mas só fazemos a diferença quando aplicamos inovações a todos os voos e processos.
Outras iniciativas para a inovação
- O desafio centra-se em todas as formas de redução de impacto, desde o impacto ambiental até à melhoria das condições sociais.
- Existem 3 categorias de distância: curto curso (menos de 1500 km), médio curso (1500-3000 km) e longo curso (5000-10 000 km). As companhias aéreas podem participar em todas as distâncias realizando uma viagem de ida e volta, incluindo os chamados desembarques no destino.
- As companhias aéreas escolhem um voo de ida e volta por categoria numa rota existente.
- O desafio começa quando o avião é levado até à porta de embarque e está preparado para voar. O desafio termina para a KLM no Aeroporto Amesterdão-Schiphol. O desafio não se refere apenas ao voo em si, mas também a melhorias antes da partida, incluindo como mantemos o nosso avião.
- As medições serão comparadas com as das outras companhias aéreas participantes.
- As companhias aéreas que implementarem as ideias mais impactantes recebem prémios.
- Os participantes no desafio serão avaliados em todas as categorias.
- As companhias aéreas participantes comprometem-se a partilhar todas as soluções, dados e experiências inovadoras.
No primeiro ano do desafio, 16 companhias aéreas participaram e, em 2023, esse número tinha aumentado para 22. Em 2024, a SkyTeam abriu o The Aviation Challenge a companhias aéreas fora da sua própria rede. O Desafio deste ano também dá as boas-vindas a outros intervenientes da indústria, começando pelos aeroportos.
Existem várias categorias de prémios: Com um foco no impacto em 2025, os prémios deste ano são: Impacto direto, inspiração, liderança e transformação organizacional. Um júri selecionará 1 vencedor entre 5 finalistas.
Prémio de Impacto Direto
- Solução mais impactante - FlightOps
- Solução mais impactante - Catering
- Solução mais impactante - MRO
- Solução mais impactante - GroundOps
- Solução mais impactante - Produto a bordo
- Solução mais impactante - Cargo
Prémios Inspiração
- História mais apelativa
- Melhor Artigo ou Relatório Detalhado
- Melhor Voo de Demonstração
- Contribuição para a melhor partilha de conhecimentos
Prémios de Liderança
- Revolucionário do Ano
- Equipa do Ano
- Melhor Colaboração entre Setores
- Pioneiro do Ano
Prémios de Transformação Organizacional
- Formação e Desenvolvimento em Sustentabilidade
- Impacto Transformador Através do SAF
- Aquisição Sustentável e Excelência na Cadeia de Abastecimento
- Pioneiro em Dados e Informações
Employee Sustainability Challenge
Envolvemos ativamente os nossos funcionários no The Aviation Challenge pedindo-lhes que partilhem as suas ideias. Esta iniciativa chama-se The Employee Sustainability Challenge. Em cada ano, são partilhadas cerca de 120 ideias.
Partilhar conhecimento
Após o desafio, todas as companhias aéreas participantes podem partilhar os seus conhecimentos e experiências durante um evento e numa plataforma online. Os participantes podem participar em workshops sobre reciclagem, rotas de voo ideais e muito mais. Os prémios serão entregues nesse dia.
O que é a SkyTeam?
A KLM faz parte da SkyTeam, uma rede global de 20 companhias aéreas que trabalham em conjunto para proporcionar a milhões de passageiros a melhor experiência de viagem. Desafiamo-nos a nós próprios, uns aos outros e à indústria da aviação para continuarmos a inovar. O nosso objetivo visa reduzir o impacto ambiental da aviação, desempenhando a inovação um papel fundamental neste esforço.