2.1. Geral
Poderemos recolher e utilizar as seguintes categorias de dados pessoais:
(A) Nome, dados do passaporte e outras informações de identificação
Ao efetuar uma reserva ou marca um voo connosco, recolhemos o seu nome, título, sexo, data de nascimento, nacionalidade, país de residência e os dados do passaporte. Se efetuar uma reserva ou marcar um voo para outras pessoas, também recolhemos os seus dados de identificação. Por favor, certifique-se de que as mesmas compreendem que recolhemos os seus dados pessoais e como os utilizamos.
(B) Os seus dados de contacto e os dados da sua conta pessoal ou de registo
Poderemos recolher a sua morada, número de telefone e endereço de e-mail. Se se registar num serviço, evento, concurso ou campanha ou se criar uma conta pessoal, também poderemos gravar os seus dados de início de sessão e outras informações que forneça durante o registo ou ao preencher o formulário da conta. Se é um viajante empresarial, também recolhemos informações sobre a sua organização, como nome e morada.
(C) Informações sobre as suas reservas, marcações e compras
Ao efetuar uma reserva ou marca um voo connosco, recolhemos e utilizamos os dados relacionados com a sua reserva e marcação. Esses dados poderão incluir dados sobre o seu voo, preços e a data da sua reserva ou marcação. Além disso, recolhemos e utilizamos informações sobre serviços adicionais (como bagagem adicional, upgrades e WiFi a bordo) e produtos que nos adquire.
(D) Informações relativas à sua viagem
Ao viajar connosco, recolhemos e utilizamos informações sobre a sua viagem, como o seu itinerário, check-in online ou no aeroporto, cartão de embarque móvel ou em papel e informações sobre os seus companheiros de viagem. Também poderemos registar as suas necessidades médicas ou alimentares específicas e qualquer assistência adicional de que necessite. Normalmente, recebemos uma confirmação de terceiros que possibilita o embarque biométrico (como através de reconhecimento facial) de que a sua identidade foi verificada. Salvo indicação em contrário, não recebemos quaisquer elementos identificadores seus (como imagens faciais), além dos dados pessoais que já temos à nossa disposição (como dados do passaporte). Para obter mais informações sobre a recolha e utilização dos seus dados pessoais como parte do embarque biométrico, por favor, consulte a política de privacidade da organização que possibilita o embarque biométrico. Também nos poderá ser legalmente exigido realizar controlos de saúde ou recolher os seus dados de saúde por motivos de saúde pública antes do embarque ou desembarque.
(E) Informação relativa ao nosso programa de fidelização empresarial
Ao tornar-se membro do nosso programa de fidelização empresarial bluebiz, recolhemos e utilizamos o seu número de membro, saldo de Créditos, prémios e benefícios, tipo e nível de afiliação e outras informações relacionadas com a sua afiliação. Também registamos as transações com as quais acumula ou gasta Créditos. Registamos, entre outros, o tipo de transação (por exemplo, um voo), data da transação, Créditos acumulados ou debitados e fornecedor (Air France, KLM ou parceiro bluebiz). Poderemos utilizar as suas informações de Afiliação Flying Blue para lhe prestarmos ou promovermos os nossos serviços (consulte 4.1 abaixo). Por favor, consulte a política de privacidade do Flying Blue para obter mais informações sobre os dados pessoais que recolhemos em relação à sua Afiliação Flying Blue.
(F) As nossas comunicações consigo
Registamos as suas mensagens ao enviar-nos um e-mail ou conversa connosco online ou através das redes sociais. Se nos telefonar, o nosso apoio ao cliente registará as suas questões ou reclamações na nossa base de dados. Poderemos ainda registar chamadas telefónicas para fins de formação ou para evitarmos ou combatermos fraudes. Registamos as suas preferências de comunicação, por exemplo, ao subscrever uma das nossas newsletters ou ao optar por receber informações ou alertas relacionados com as suas reservas (como o seu cartão de embarque e atualizações do estado do voo) através de outros canais que não sejam o e-mail (por exemplo, WhatsApp, Messenger ou WeChat).
(G) Informações que recolhemos ao utilizar os nossos websites, aplicações móveis ou outros serviços digitais
i. Ao visitar os nossos websites, utilizar as nossas aplicações móveis ou qualquer outro serviço digital, poderemos registar o seu endereço IP, tipo de navegador, sistema operativo, website de referência, comportamento de navegação no website e utilização da aplicação. Recolhemos essas informações através de cookies e tecnologias semelhantes. Para obter mais informações, por favor, leia a nossa política de cookies . Ao visitar os nossos websites através de um link num e-mail ou ao iniciar sessão na sua conta KLM ou conta Flying Blue, poderemos adicionar a informação que recolhemos através de cookies e de tecnologias semelhantes a outras que já possuamos sobre si. ii. Recebemos uma notificação automática ao abrir os nossos e-mails ou clica numa ligação nesses e-mails. Poderemos combinar esta informação com outros dados que já possuamos sobre si. iii. Com o seu consentimento, poderemos receber dados sobre a sua localização. iv. Pode dar-nos o seu consentimento para acedermos a determinados dados armazenados no seu telemóvel, como fotografias e contactos.
(H) Informações sobre redes sociais
Dependendo das suas definições nas redes sociais, poderemos receber informações do seu fornecedor de rede social. Por exemplo, se iniciar sessão nos nossos serviços utilizando uma conta de rede social, poderemos recolher o seu perfil da rede social, incluindo os seus dados de contacto, interesses e contactos. Recebemos também estatísticas de visitantes do Facebook em relação à nossa página de Facebook. Embora a KLM e o Facebook sejam conjuntamente responsáveis por essas estatísticas de visitantes, a Facebook Ireland Limited é o seu ponto de contacto principal e que trata dos pedidos de exercício dos seus direitos e quaisquer reclamações que poderá ter. Se necessário, iremos apoiar o Facebook na resposta aos seus pedidos ou reclamações. Para obter mais informações sobre os dados pessoais que recebemos dos fornecedores de redes sociais e como alterar as suas definições, por favor, consulte os websites e as políticas de privacidade dos fornecedores de redes sociais.
(I) Informações que opta por partilhar connosco
Recolhemos e utilizamos as informações que opta por partilhar connosco, por exemplo, ao partilhar os seus interesses e preferências no nosso website, ao deixar um comentário na nossa página do Facebook, ao preencher um inquérito ao cliente ou ao participar num concurso.
(J) Má conduta
A KLM mantém uma lista de passageiros que não são bem-vindos a bordo dos nossos aviões devido a má conduta em terra ou dentro de um dos nossos aviões. A má conduta poderá incluir interferir na segurança, perturbar a ordem pública, ferir o nosso pessoal de terra, tripulação ou passageiros ou danificar a nossa propriedade. O mesmo se aplica a passageiros que utilizarem abusivamente os nossos serviços (incluindo os nossos programas de fidelização Flying Blue ou bluebiz). A lista de má conduta e de utilização abusiva inclui os nomes, datas de nascimento e os números de bilhete dos passageiros, bem como uma breve descrição dos incidentes e da gravidade do comportamento ou da utilização abusiva. Para obter mais informações, consulte 4.1 (G) abaixo.
2.2 Categorias especiais de dados pessoais
Algumas categorias de dados pessoais, como dados que revelem a origem racial ou étnica, dados que revelem as crenças religiosas ou filosóficas, dados relacionados com a saúde e dados relacionados com matéria de direito penal, estão sujeitas a normas mais rigorosas ao abrigo das leis de privacidade aplicáveis. Recolhemos e utilizamos estas categorias de dados pessoais, por exemplo, para lhe prestarmos assistência ou disponibilizarmos instalações adequadas às suas necessidades médicas durante a sua viagem, para satisfazermos os seus pedidos, para garantirmos segurança a bordo ou para cumprirmos requisitos legais. Os dados biométricos também estão sujeitos a normas mais rigorosas. Contudo, conforme explicado em 2.1 (D), normalmente não recolhemos ou utilizamos os seus dados biométricos.