Rede e alianças

A cooperação com parceiros permite-nos reforçar e expandir a nossa vasta rede e contribuir para a força do nosso centro de Schiphol.

Parceria estratégica

A nossa estratégia de parceiros tem 3 pilares. Primeiro, a participação da KLM na joint venture transatlântica com a Air France e a Delta Air Lines. Segundo, a nossa joint venture com a Kenya Airways, Ukraine International Airlines, China Southern Airlines, Xiamen Airlines e com a China Eastern Airlines. Em terceiro, uma vasta gama de parcerias em codeshare em todos os continentes, que nos permite expandir a nossa pegada pelo mundo.

A nossa parceria estratégica com a GOL no Brasil também tem uma grande importância, de modo a mantermo-nos como primeira opção para cada segmento de clientes que viajam entre a América do Sul e a Europa.

A parceria com a China Southern Airlines e com a sua subsidiária Xiamen Airlines são a chave da nossa estratégia na China. Temos uma joint venture de 6 rotas e cerca de 40 destinos em codeshare para além das portas da KLM na China, que apoiam as operações da KLM na Grande China, incluindo em Hong Kong e Taiwan. Juntamente com a China Southern Airlines e com a Xiamen Airlines, Amsterdão permanece a principal porta de entrada da Europa para a China e vice-versa, com 8 destinos diretos de Amsterdão. Juntamente com os seus parceiros, a KLM oferece 67 voos por semana para a Grande China.

Destinos da KLM

Graças à interconexão de redes servidas por uma vasta gama de companhias aéreas, o Aeroporto Amsterdão-Schiphol oferece aos passageiros acesso a quase todos os grandes destinos do mundo.

A KLM introduz regularmente voos para novos destinos. Ao alargar a sua rede, a KLM observa atentamente os desenvolvimentos de negócio e lazer em países específicos e regiões que oferecem oportunidades para um crescimento rentável. Atualmente, a KLM serve 162 destinos em todo o mundo, 70 dos quais são intercontinentais e 92 são europeus.

Sistema de centro-duplo

O Aeroporto Amsterdão-Schiphol desempenha um papel fundamental na rede da KLM. O Aeroporto de Paris Charles de Gaulle é de importância semelhante para a Air France. Este sistema chamado de centro-duplo é vantajoso para a Air France KLM como um todo.

As redes e centros estão estreitamente ligados. Os novos destinos consolidam o estado do centro e, por isso, aumentam a atração de Schiphol para passageiros e companhias de fretes aéreos. Adicionalmente, a influência económica de um centro forte é vantajosa para a força competitiva dos Países Baixos como um todo e estimula oportunidades de emprego a nível regional e nacional.