Direção da KLM
Comité Executivo
A gestão da KLM está nas mãos da sua Equipa Executiva. Da Administração fazem parte a Presidente e Diretora Executiva Marjan Rintel, o Presidente e Diretor Financeiro Erik Swelheim e o Diretor de Operações Maarten Stienen.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal supervisiona o desempenho geral da KLM e a gestão por parte do Conselho de Administração. O Conselho Fiscal é constituído por: Cees ‘t Hart (presidente), François Enaud, Jan-Kees de Jager, Christian Nibourel, Marjan Oudeman, Fleur Pellerin, Pierre-François Riolacci, Benjamin Smith e Janine Vos.
Biografia de Marjan Rintel
Marjan E.F. Rintel (1967) – Presidente e CEO – tem um impressionante currículo na aviação civil. Depois de terminar os estudos, Rintel desempenhou diferentes cargos no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Em 1999, mudou-se para a KLM e ocupou várias posições até 2014. Passou a conhecer muito bem a empresa: em termos operacionais e comerciais. Em 2014, Rintel trocou a KLM pela NS (ferroviária holandesa). Durante seis anos, teve o cargo de Diretora Operacional no Conselho de Administração. Em 2020, foi nomeada Presidente do Conselho. A 1 de julho de 2022, regressou à KLM como Presidente e CEO.
Rintel é responsável pela estratégia geral e pelo desempenho da KLM, sendo que estabelecer prioridades estratégicas para reforçar a posição da KLM no mercado é um aspeto importante. Para além disso, está empenhada em ajudar a KLM a continuar a recuperar da crise da COVID-19, enquanto torna a empresa mais sustentável. É muito importante que esta visão e, que o papel que a inovação tem na mesma, continuem a ser desenvolvidos.
Rintel também é responsável por manter e reforçar uma organização eficiente e focada nos clientes. O foco está em desenvolver e melhorar as colaborações, as parcerias e em reforçar a posição social da KLM. Rintel acredita que a relação entre a KLM e a sociedade deve ser reforçada, com foco na compreensão mútua.
No seu cargo como Presidente da KLM, Rintel é membro do Comité Executivo do Grupo Air France KLM e do Comité de CEO. Detém várias outras posições adicionais.
Rintel estudou Administração Empresarial na Universidade de Groningen.
Biografia de Erik Swelheim
Erik (R.) Swelheim (1965) – Diretor-Geral e Diretor Financeiro – começou a sua carreira na KLM em 2004 como Administrador Executivo. Tornou-se Diretor Financeiro em 2012 e juntou-se ao Conselho de Administração em 2014. Antes de trabalhar na KLM, ocupou várias posições financeiras na Unilever, tais como Gestor Financeiro da Iglo-Olá nos Países Baixos, Diretor Financeiro da Cadeia de Abastecimento Europeia da DiverseyLever e Diretor Financeiro da JohnsonDiversey e da DiverseyLever em França.
Dentro da responsabilidade conjunta do Conselho de Administração, é o CFO que gere as finanças corporativas e a tesouraria da KLM, o planeamento financeiro e a gestão e relatório dos riscos financeiros. Enquanto Diretor Administrativo, as áreas de Aquisições e TIC fazem parte da sua área de foco. É membro do Comité Financeiro da IATA. Além do mais, é membro do Conselho Fiscal da Transavia, uma subsidiária que pertence integralmente à KLM.
Erik Swelheim formou-se na Universidade de Amsterdão (mestrado em Economia de Empresas) e na Vrije Universiteit em Amsterdão (pós-graduação em Administração Financeira).
Biografia de Maarten Stienen
Maarten Stienen (1974) entrou para a KLM como estagiário na área de gestão em 1998. Depois de concluir o estágio, entrou para a Aircraft Services, onde trabalhou durante quatro anos e acabou por ser nomeado diretor de operações. À procura de um novo desafio, transferiu-se para a Outstations em 2004, tornando-se Diretor-geral para a América do Norte, Central e do Sul, o que o levou a mudar-se para Nova Iorque.
Em 2007, regressou aos Países Baixos para assumir o cargo de Vice-Presidente dos Serviços de Bagagem e de Embarque e Desembarque no Aeroporto Amesterdão-Schiphol. Após ter ocupado este cargo durante quatro anos, foi nomeado Vice-Presidente das Relações Industriais e Compensações e Benefícios, onde se encarregou da reestruturação das compensações e benefícios laborais para toda a força laboral da KLM.
Em 2018, foi nomeado Diretor-geral da KLM Catering Services, onde foi responsável pela prestação de serviços a várias companhias aéreas, pela reformulação da cadeia de fornecimento de catering e pelo realinhamento da estratégia comercial e do pessoal. Foi então nomeado Vice-Presidente Sénior da Hub Operations, uma divisão responsável por toda a assistência a aviões e passageiros da KLM e dos seus parceiros no Schiphol. Maarten trabalhou nesta divisão durante a pandemia do coronavírus: uma das crises mais difíceis da história da KLM. Em agosto de 2022, foi nomeado Diretor de Operações.
Maarten Stienen tem quase 25 anos de experiência operacional e de gestão em várias divisões do Grupo AFKL e em cargos executivos. Graças a esta vasta experiência, tem uma visão alargada da obtenção do apoio dos trabalhadores para mudanças essenciais. Maarten tem também uma grande afinidade com temas-chave como a satisfação do cliente, a digitalização e a sustentabilidade.