Direção da KLM

Conheça a direção da KLM: o nosso Comité Executivo, Conselho Fiscal e diretores.

Comité Executivo

A gestão da KLM está nas mãos da sua Equipa Executiva. Da Administração fazem parte a Presidente e Diretora Executiva Marjan Rintel e o Presidente e Diretor Financeiro Erik Swelheim.

Ver os membros do Comité Executivo da KLM

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal supervisiona o desempenho geral da KLM e a gestão por parte do Conselho de Administração. O Conselho Fiscal é constituído por: Cees ‘t Hart (presidente), François Enaud, Jan-Kees de Jager, Christian Nibourel, Marjan Oudeman, Fleur Pellerin, Pierre-François Riolacci, Benjamin Smith e Janine Vos.

Biografia de Marjan Rintel 

Marjan E.F. Rintel (1967) – Presidente e CEO – tem um impressionante currículo na aviação civil. Depois de terminar os estudos, Rintel desempenhou diferentes cargos no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Em 1999, mudou-se para a KLM e ocupou várias posições até 2014. Passou a conhecer muito bem a empresa: em termos operacionais e comerciais. Em 2014, Rintel trocou a KLM pela NS (ferroviária holandesa). Durante seis anos, teve o cargo de Diretora Operacional no Conselho de Administração. Em 2020, foi nomeada Presidente do Conselho. A 1 de julho de 2022, regressou à KLM como Presidente e CEO.

Rintel é responsável pela estratégia geral e pelo desempenho da KLM, sendo que estabelecer prioridades estratégicas para reforçar a posição da KLM no mercado é um aspeto importante. Para além disso, está empenhada em ajudar a KLM a continuar a recuperar da crise da COVID-19, enquanto torna a empresa mais sustentável. É muito importante que esta visão e, que o papel que a inovação tem na mesma, continuem a ser desenvolvidos.

Rintel também é responsável por manter e reforçar uma organização eficiente e focada nos clientes. O foco está em desenvolver e melhorar as colaborações, as parcerias e em reforçar a posição social da KLM. Rintel acredita que a relação entre a KLM e a sociedade deve ser reforçada, com foco na compreensão mútua.

No seu cargo como Presidente da KLM, Rintel é membro do Comité Executivo do Grupo Air France KLM e do Comité de CEO. Detém várias outras posições adicionais.

Rintel estudou Administração Empresarial na Universidade de Groningen.

Biografia de Erik Swelheim

Erik (R.) Swelheim (1965) – Diretor-Geral e Diretor Financeiro – começou a sua carreira na KLM em 2004 como Administrador Executivo. Tornou-se Diretor Financeiro em 2012 e juntou-se ao Conselho de Administração em 2014. Antes de trabalhar na KLM, ocupou várias posições financeiras na Unilever, tais como Gestor Financeiro da Iglo-Olá nos Países Baixos, Diretor Financeiro da Cadeia de Abastecimento Europeia da DiverseyLever e Diretor Financeiro da JohnsonDiversey e da DiverseyLever em França.

Dentro da responsabilidade conjunta do Conselho de Administração, é o CFO que gere as finanças corporativas e a tesouraria da KLM, o planeamento financeiro e a gestão e relatório dos riscos financeiros. Enquanto Diretor Administrativo, as áreas de Aquisições e TIC fazem parte da sua área de foco. É membro do Comité Financeiro da IATA. Além do mais, é membro do Conselho Fiscal da Transavia, uma subsidiária que pertence integralmente à KLM.

Erik Swelheim formou-se na Universidade de Amsterdão (mestrado em Economia de Empresas) e na Vrije Universiteit em Amsterdão (pós-graduação em Administração Financeira).