Direção da KLM

Conheça a direção da KLM: o nosso Comité Executivo, Conselho Fiscal e diretores.

Comité Executivo

A gestão da KLM está nas mãos da sua Equipa Executiva. Da Administração fazem parte a Presidente e Diretora Executiva Marjan Rintel, o Presidente e Diretor Financeiro Bas Brouns e o Diretor de Operações Maarten Stienen.

Conselho Fiscal

O Conselho de Supervisão da KLM supervisiona a gestão conduzida pelo Conselho de Administração, bem como o desempenho geral e operacional da KLM e a governação da empresa. Aconselha igualmente o Conselho de Administração. O Conselho de Supervisão monitoriza o desenvolvimento da estratégia do Grupo KLM e os processos de definição de políticas e aprova as principais decisões de gestão. Discute ainda a forma como a empresa aborda o impacto, o risco e as oportunidades relacionadas com a sustentabilidade.

O Conselho de Supervisão é composto por nove membros. Destes, quatro membros são nomeados pela KLM e cinco pela Air France-KLM. O Conselho de Supervisão é composto por Wiebe Draijer (presidente), François Enaud, Frédéric Gagey, Jan-Kees de Jager, Christian Nibourel, Marjan Oudeman, Fleur Pellerin, Benjamin Smith e Janine Vos.

Biografia de Marjan Rintel 

Marjan E.F. Rintel (1967) – Presidente e CEO – tem um impressionante currículo na aviação civil. Depois de terminar os estudos, Rintel desempenhou diferentes cargos no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Em 1999, mudou-se para a KLM e ocupou várias posições até 2014. Passou a conhecer muito bem a empresa: em termos operacionais e comerciais. Em 2014, Rintel trocou a KLM pela NS (ferroviária holandesa). Durante seis anos, teve o cargo de Diretora Operacional no Conselho de Administração. Em 2020, foi nomeada Presidente do Conselho. A 1 de julho de 2022, regressou à KLM como Presidente e CEO.

Rintel é responsável pela estratégia geral e pelo desempenho da KLM, sendo que estabelecer prioridades estratégicas para reforçar a posição da KLM no mercado é um aspeto importante. Para além disso, está empenhada em ajudar a KLM a continuar a recuperar da crise da COVID-19, enquanto torna a empresa mais sustentável. É muito importante que esta visão e, que o papel que a inovação tem na mesma, continuem a ser desenvolvidos.

Rintel também é responsável por manter e reforçar uma organização eficiente e focada nos clientes. O foco está em desenvolver e melhorar as colaborações, as parcerias e em reforçar a posição social da KLM. Rintel acredita que a relação entre a KLM e a sociedade deve ser reforçada, com foco na compreensão mútua.

No seu cargo como Presidente da KLM, Rintel é membro do Comité Executivo do Grupo Air France KLM e do Comité de CEO. Detém várias outras posições adicionais.

Rintel estudou Administração Empresarial na Universidade de Groningen.

Biografia de Bas Brouns

O Diretor Financeiro Bas Brouns (1971) é diretor executivo estatutário e responsável pelo planeamento financeiro, relatórios, investimentos e gestão de riscos da KLM. Como CFO, Bas gere os departamentos de Controlo Empresarial, Finanças Empresariais e Tesouraria, Auditoria Interna, Controlo do Negócio de Passageiros, Fiscalidade e Imobiliário e Contratação de Instalações. É também o responsável máximo pelas Compras e pelo Combustível.

Bas Brouns trabalha na KLM há mais de 28 anos e ocupou cargos financeiros em várias áreas, incluindo planeamento de rede, serviços em terra, gestão de receitas, alianças, comércio eletrónico, inovação empresarial e tesouraria. No seu cargo mais recente, Bas foi Vice-Presidente Sénior de Corporate Controller.

Bas Brouns tem um mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Groningen e um mestrado em Finanças pela London Business School.

Biografia de Maarten Stienen

Maarten Stienen (1974) entrou para a KLM como estagiário na área de gestão em 1998. Depois de concluir o estágio, entrou para a Aircraft Services, onde trabalhou durante quatro anos e acabou por ser nomeado diretor de operações. À procura de um novo desafio, transferiu-se para a Outstations em 2004, tornando-se Diretor-geral para a América do Norte, Central e do Sul, o que o levou a mudar-se para Nova Iorque.

Em 2007, regressou aos Países Baixos para assumir o cargo de Vice-Presidente dos Serviços de Bagagem e de Embarque e Desembarque no Aeroporto Amesterdão-Schiphol. Após ter ocupado este cargo durante quatro anos, foi nomeado Vice-Presidente das Relações Industriais e Compensações e Benefícios, onde se encarregou da reestruturação das compensações e benefícios laborais para toda a força laboral da KLM.

Em 2018, foi nomeado Diretor-geral da KLM Catering Services, onde foi responsável pela prestação de serviços a várias companhias aéreas, pela reformulação da cadeia de fornecimento de catering e pelo realinhamento da estratégia comercial e do pessoal. Foi então nomeado Vice-Presidente Sénior da Hub Operations, uma divisão responsável por toda a assistência a aviões e passageiros da KLM e dos seus parceiros no Schiphol. Maarten trabalhou nesta divisão durante a pandemia do coronavírus: uma das crises mais difíceis da história da KLM. Em agosto de 2022, foi nomeado Diretor de Operações.

Maarten Stienen acumulou 25 anos de experiência operacional e de gestão em várias divisões do Grupo AFKL e em cargos executivos. Graças a esta vasta experiência, tem uma visão alargada da obtenção do apoio dos trabalhadores para mudanças essenciais. Maarten tem também uma grande afinidade com temas-chave como a satisfação do cliente, a digitalização e a sustentabilidade.

Biografia de Barry ter Voert

Barry A.M. ter Voert (1971) tem um mestrado em Gestão de Empresas e licenciou-se em Economia na Universidade de Tilburg. Após um estágio na Arthur Andersen em Londres, entrou para a KLM em 1996 como estagiário de gestão. Trabalhou em Amesterdão, Budapeste e Paris e ocupou vários cargos na organização comercial da Air France-KLM, incluindo o de Senior Vice President Pricing & Revenue Management e Senior Vice President Europe. Em março de 2023, Barry juntou-se ao Conselho de Administração da KLM como Chief Experience Officer (CXO) e EVP Business Development. Nesta função, é responsável pela marca KLM, pela experiência do cliente e pelo desenvolvimento do modelo de negócio da KLM, dirigindo os departamentos de Estratégia de Centro de Transportes, Desenvolvimento da Frota, Planeamento da Rede, Alianças, Experiência do Cliente e Serviços de Informação. Barry acredita num futuro em que a KLM irá liderar o caminho para tornar o setor dos transportes aéreos ainda mais sustentável.

Enquanto CXO, Barry ter Voert é membro do Conselho Executivo da SkyTeam, uma aliança de companhias aéreas que inclui a Air France-KLM e a Delta Air Lines.