Combustível de aviação sustentável

Os aviões precisam de energia para voar. Na aviação, usamos um combustível fóssil: o querosene. No entanto, a queima de querosene leva à produção de dióxido de carbono (um gás também conhecido como CO₂). O excesso de CO₂ no ar impede que o calor seja libertado para o espaço, criando o denominado efeito de estufa. Para reduzir o aquecimento global e evitar o agravamento das alterações climáticas, necessitamos de reduzir as nossas emissões de CO₂. Uma forma de alcançar esta redução é usar um tipo de combustível diferente.

O que é o SAF?

O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é feito a partir de recursos mais sustentáveis, como resíduos de óleo de origem orgânica (por exemplo, o óleo de cozinha usado) ou resíduos agrícolas e florestais, ou até mesmo a partir de carbono capturado na atmosfera e de hidrogénio verde. Isto significa que o Combustível de Aviação Sustentável que utilizamos:

  • É uma matéria-prima renovável
  • Consegue evitar, pelo menos, 75% das emissões de CO₂ do ciclo de vida total em comparação com o combustível fóssil
  • Reduz outras emissões nocivas, como partículas e enxofre

Que tipo de combustível é usado pela KLM?

Em 2011, realizámos o primeiro voo comercial mundial parcialmente movido a Combustível de Aviação Sustentável feito a partir de óleo de cozinha usado. A KLM só compra SAF produzido a partir de matérias-primas que tenham o menor impacto negativo possível na biodiversidade e/ou na produção alimentar. Por exemplo, não usamos óleo de soja e de palma, uma vez que estas fontes podem ser responsáveis por elevadas taxas de desflorestação.

Todo o nosso combustível sustentável cumpre os critérios declarados pela:

Um pouco de SAF em cada voo com partida de Amesterdão

Adicionamos 1% de SAF ao sistema de combustível no aeroporto de Schiphol em Amesterdão para cada voo que parta de Amesterdão. Isto significa que duplicámos o SAF de 0,5% com que começámos em 2022. O nosso objetivo? 10% de SAF até 2030. Devido ao aumento, ajustámos os preços dos nossos bilhetes com base na distância de cada voo. Embora 1% de SAF possa parecer muito pouco, é um passo importante na direção certa.

Teremos de trabalhar com todos os interessados e apresentar soluções e inovações fiáveis que permitam acelerar a utilização e a produção de SAF.

Em 2011, a KLM realizou o primeiro voo comercial mundial parcialmente movido a combustível de aviação sustentável feito a partir de óleo de cozinha usado.

Por que não usar 100% de SAF?

Infelizmente, o Combustível de Aviação Sustentável ainda tem de estar disponível em grande escala. Isto significa que o SAF é, pelo menos, 3 ou 4 vezes mais caro. Atualmente, apenas uma pequena parte dos milhões de toneladas de querosene usadas pelas companhias aéreas comerciais é SAF. O contributo dos nossos passageiros ajuda a influenciar de forma significativa as emissões de carbono globais da aviação.

A sua pegada ecológica

Quando reserva um voo na KLM, oferecemos a possibilidade de adquirir SAF adicional. O preço da sua contribuição é calculado com base em vários fatores que influenciam a quantidade de emissões de CO₂ do seu voo, tais como o tipo de avião, a distância e o histórico do fator de carga.

Com o seu contributo para SAF, está a ajudar a reduzir a dependência das viagens aéreas dos combustíveis fósseis tradicionais. Adquirimos 1% de SAF para todos os voos com partida de Amesterdão. É um começo, mas com a sua ajuda podemos fazer muito mais.

Preços de SAF por destino

Como calculamos as suas emissões de carbono

Todos os anos, a unidade francesa da organização de contabilidade KPMG procede a auditorias na KLM para verificar se os métodos de cálculo da KLM estão de acordo com as orientações internacionais para as emissões de CO₂.

Os nossos métodos mais recentes e relatório de auditoria:

Verifique a quantidade estimada de emissões de CO₂ para o seu voo em A Minha Viagem ou quando reserva um voo.

Adicionar SAF à sua reserva

Pode adicionar Combustível de Aviação Sustentável ao efetuar a sua reserva. Inicie sessão em A Minha Viagem, se já tiver uma reserva e quiser adicionar SAF.

A sua reserva tem mais do que um passageiro? Por favor, tenha em atenção que já não é possível adicionar SAF através de A Minha Viagem, se já tiver adicionado SAF para um dos passageiros durante a reserva.

O que fazemos com o seu contributo para o SAF?

Com o seu contributo, adquirimos SAF adicional que juntamos ao sistema de combustível do Aeroporto Amsterdão-Schiphol (ou de um dos outros aeroportos onde adicionamos SAF). O seu voo não incluirá diretamente o seu contributo SAF adicional, tendo em conta que, em termos logísticos, não é simples de concretizar nem é eficiente.

Como adicionamos SAF ao sistema de combustível do aeroporto, também existem outros voos que partem com mais SAF a bordo, logo, produzem menos emissões. Mas não podem reclamar a redução de CO₂ porque não pagaram por isso. A KLM é auditada anualmente para garantir que a alegada redução de CO₂ corresponde aos certificados SAF que recebemos.

A sua contribuição para SAF adicional é usada a 100% para comprar mais SAF. A KLM não lucra com esta situação.

Quer fazer mais?

Apesar de as viagens aéreas ainda não serem sustentáveis, existem coisas que pode fazer para reduzir a sua pegada de carbono. Os pormenores são importantes, como viajar com pouca bagagem, levar a sua própria garrafa de água ou os seus auscultadores. Bem como ações mais significativas, como comprar Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Também oferecemos aos nossos passageiros a possibilidade de ajudar a compensar parte das emissões estimadas de CO₂ do seu voo, contribuindo para os nossos projetos de reflorestação selecionados.

Saber mais sobre a reflorestação

Perguntas mais frequentes