Combustível de aviação sustentável
O que é o SAF?
O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é feito a partir de recursos mais sustentáveis, como resíduos de óleo de origem orgânica (por exemplo, o óleo de cozinha usado) ou resíduos agrícolas e florestais, ou até mesmo a partir de carbono capturado na atmosfera e de hidrogénio verde. Isto significa que o Combustível de Aviação Sustentável que utilizamos:
- É uma matéria-prima renovável
- Consegue evitar, pelo menos, 75% das emissões de CO₂ do ciclo de vida total em comparação com o combustível fóssil
- Reduz outras emissões nocivas, como partículas e enxofre
Que tipo de combustível é usado pela KLM?
Em 2011, realizámos o primeiro voo comercial mundial parcialmente movido a Combustível de Aviação Sustentável feito a partir de óleo de cozinha usado. A KLM só compra SAF produzido a partir de matérias-primas que tenham o menor impacto negativo possível na biodiversidade e/ou na produção alimentar. Por exemplo, não usamos óleo de soja e de palma, uma vez que estas fontes podem ser responsáveis por elevadas taxas de desflorestação.
Todo o nosso combustível sustentável cumpre os critérios declarados pela:
Roundtable of Sustainable Biomaterials - Mesa-redonda de Biomateriais Sustentáveis - (RSB); ou pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC).
Um pouco de SAF em cada voo com partida de Amesterdão
Adicionamos 1% de SAF ao sistema de combustível no aeroporto de Schiphol em Amesterdão para cada voo que parta de Amesterdão. Isto significa que duplicámos o SAF de 0,5% com que começámos em 2022. O nosso objetivo? 10% de SAF até 2030. Devido ao aumento, ajustámos os preços dos nossos bilhetes com base na distância de cada voo. Embora 1% de SAF possa parecer muito pouco, é um passo importante na direção certa.
Teremos de trabalhar com todos os interessados e apresentar soluções e inovações fiáveis que permitam acelerar a utilização e a produção de SAF.
Em 2011, a KLM realizou o primeiro voo comercial mundial parcialmente movido a combustível de aviação sustentável feito a partir de óleo de cozinha usado.
Por que não usar 100% de SAF?
Infelizmente, o Combustível de Aviação Sustentável ainda tem de estar disponível em grande escala. Isto significa que o SAF é, pelo menos, 3 ou 4 vezes mais caro. Atualmente, apenas uma pequena parte dos milhões de toneladas de querosene usadas pelas companhias aéreas comerciais é SAF. O contributo dos nossos passageiros ajuda a influenciar de forma significativa as emissões de carbono globais da aviação.
A sua pegada ecológica
Quando reserva um voo na KLM, oferecemos a possibilidade de adquirir SAF adicional. O preço da sua contribuição é calculado com base em vários fatores que influenciam a quantidade de emissões de CO₂ do seu voo, tais como o tipo de avião, a distância e o histórico do fator de carga.
Com o seu contributo para SAF, está a ajudar a reduzir a dependência das viagens aéreas dos combustíveis fósseis tradicionais. Adquirimos 1% de SAF para todos os voos com partida de Amesterdão. É um começo, mas com a sua ajuda podemos fazer muito mais.
Como calculamos as suas emissões de carbono
Todos os anos, a unidade francesa da organização de contabilidade KPMG procede a auditorias na KLM para verificar se os métodos de cálculo da KLM estão de acordo com as orientações internacionais para as emissões de CO₂.
Os nossos métodos mais recentes e relatório de auditoria:
Verifique a quantidade estimada de emissões de CO₂ para o seu voo em A Minha Viagem ou quando reserva um voo.
Adicionar SAF à sua reserva
Pode adicionar Combustível de Aviação Sustentável ao efetuar a sua reserva. Inicie sessão em A Minha Viagem, se já tiver uma reserva e quiser adicionar SAF.
A sua reserva tem mais do que um passageiro? Por favor, tenha em atenção que já não é possível adicionar SAF através de A Minha Viagem, se já tiver adicionado SAF para um dos passageiros durante a reserva.
O que fazemos com o seu contributo para o SAF?
Com o seu contributo, adquirimos SAF adicional que juntamos ao sistema de combustível do Aeroporto Amsterdão-Schiphol (ou de um dos outros aeroportos onde adicionamos SAF). O seu voo não incluirá diretamente o seu contributo SAF adicional, tendo em conta que, em termos logísticos, não é simples de concretizar nem é eficiente.
Como adicionamos SAF ao sistema de combustível do aeroporto, também existem outros voos que partem com mais SAF a bordo, logo, produzem menos emissões. Mas não podem reclamar a redução de CO₂ porque não pagaram por isso. A KLM é auditada anualmente para garantir que a alegada redução de CO₂ corresponde aos certificados SAF que recebemos.
A sua contribuição para SAF adicional é usada a 100% para comprar mais SAF. A KLM não lucra com esta situação.
Quer fazer mais?
Apesar de as viagens aéreas ainda não serem sustentáveis, existem coisas que pode fazer para reduzir a sua pegada de carbono. Os pormenores são importantes, como viajar com pouca bagagem, levar a sua própria garrafa de água ou os seus auscultadores. Bem como ações mais significativas, como comprar Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Também oferecemos aos nossos passageiros a possibilidade de ajudar a compensar parte das emissões estimadas de CO₂ do seu voo, contribuindo para os nossos projetos de reflorestação selecionados.
Perguntas mais frequentes
O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é feito a partir de desperdício e de resíduos da economia circular (gordura animal, óleo de cozinha usado, entre outros). O SAF pode ser usado alternadamente com o combustível de aviação convencional nos motores a jato. Atualmente, estamos autorizados a adicionar um máximo de 50% de SAF. Adicionamos sempre 1% de SAF ao sistema de combustível no Aeroporto de Amesterdão-Schiphol. Estamos empenhados em reduzir as nossas emissões de CO₂ no futuro, através da utilização de SAF.
O SAF pode ser produzido a partir de várias matérias-primas, como óleo de cozinha usado, resíduos municipais, gases residuais e resíduos agrícolas. Também pode ser feito a partir de eletricidade sem combustível fóssil e dióxido de carbono capturado da atmosfera.
O SAF é uma solução crucial para a redução do impacto negativo que a aviação tem sobre o clima. O mercado ainda está a dar os primeiros passos. Precisamos de escalar a utilização do SAF a partir de agora e até 2030 e, depois, até 2050. Na KLM, esperamos que o SAF seja uma alavanca essencial para alcançar emissões de nível zero em 2050 e vamos continuar a precisar do SAF para além de 2050.
O Combustível de Aviação Sustentável que a KLM utiliza é feito a partir de matérias-primas sustentáveis, desperdício de materiais e resíduos e de colheitas que não competem com o abastecimento alimentar. Reduz as emissões de CO₂ em comparação com o querosene fóssil. Ao voar com SAF, o impacto no clima é reduzido de forma significativa, mas não é reduzido a zero. Deste modo, na KLM, continuamos a trabalhar para minimizar o impacto do seu voo no clima, através de melhorias operacionais e da exploração de aviões propulsionados com energias alternativas.
Quando compra SAF, está a reduzir o impacto do seu voo no clima, uma vez que, através do SAF, ocorrem menos emissões de CO₂, em comparação com o querosene fóssil. Infelizmente, o SAF continua a ser 3 a 4 vezes mais caro do que o querosene de origem fóssil.
Com a reflorestação, ainda continuamos a emitir CO₂. A reflorestação ajuda a compensar essas emissões com árvores que absorvem o CO₂ da atmosfera. Isso não torna os nossos voos mais verdes. Assim, a reflorestação não é uma solução sustentável a longo prazo. Pretendemos reduzir o impacto do seu voo no clima, tanto quanto possível.