Reflorestação
O que é a reflorestação?
As florestas foram destruídas devido à atividade humana ou a desastres naturais. A reflorestação dá-nos novas árvores. Essas árvores absorvem o dióxido de carbono. Embora pareça simples, é mais do que apenas plantar árvores. Por exemplo, é necessário ter conhecimento sobre as espécies de árvores locais e o clima local. Além disso, as árvores devem ser protegidas e devem ter bastante tempo para crescer. Por esse motivo, selecionámos três projetos certificados diferentes.
Por que motivo as florestas são importantes
As florestas são os pulmões do nosso planeta. As plantas e as árvores limpam o ar ao absorver dióxido de carbono e ao transformá-lo em oxigénio. No entanto, através das atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e a deflorestação, os níveis de dióxido de carbono no ar são superiores aos que a natureza consegue suportar. Na aviação, também usamos um combustível fóssil: o querosene. A queima de querosene leva à produção de dióxido de carbono.
O que é o CO₂?
O dióxido de carbono (CO₂) é um gás que também é produzido na natureza; é um alimento para as plantas. Mas quando há demasiado CO₂ na atmosfera, o calor fica retido à volta da Terra. É isso que provoca o aquecimento global.
Projetos de reflorestação
Desde 2017 que apoiamos um projeto de reflorestação no Panamá. Em 2022, adicionámos dois projetos no Uganda e na Colômbia ao nosso portfólio. Como a reflorestação não é só plantar árvores, todos os nossos projetos selecionados:
- Têm certificação Gold Standard
- Têm certificação FSC
- Apoiam a criação de emprego para a população local, o desenvolvimento da comunidade, etc.
Contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
O Gold Standard foi estabelecido em 2003 pela WWF e por outras ONG internacionais como um padrão de práticas recomendadas para garantir que os projetos para a redução das emissões de carbono apresentavam os mais elevados níveis de integridade ambiental e contribuíam para o desenvolvimento sustentável.
Todos os nossos projetos selecionados têm certificação Gold Standard.
O FSC (Forest Stewardship Council®) é um selo de qualidade internacional e independente e é o rótulo mais conhecido para a gestão responsável das florestas a nível mundial. Para obter um certificado para uma floresta, o FSC elaborou um padrão com base nos dez princípios do FSC. A partir desses princípios seguiram-se 70 critérios universais.
Todos os nossos projetos selecionados têm certificação FSC.
Créditos de carbono
Um crédito de carbono é um certificado emitido por cada tonelada de emissões de carbono que um projeto verificado absorve, reduz ou restabelece. Quando compramos um crédito de carbono, apoiamos o projeto de reflorestação e compensamos uma tonelada das nossas emissões de CO₂.
Enquanto passageiro, pode apoiar a nossa compensação de carbono ao adicionar a reflorestação à sua reserva. O preço da sua contribuição baseia-se nas emissões de CO₂ estimadas por pessoa no seu voo. Com esta contribuição, não compramos árvores, mas sim créditos de carbono. Compramos créditos de carbono à FORLIANCE.
A sua pegada de carbono
Ao reservar um voo na KLM, oferecemos a opção de compensar parte das emissões de CO₂ estimadas do seu voo. Como? Ao contribuir para o nosso projeto de reflorestação selecionado. O preço da sua contribuição é calculado com base em vários fatores que influenciam a quantidade de emissões de CO₂ do seu voo, tais como o tipo de avião, a distância e o histórico do fator de carga.
Como calculamos as suas emissões de carbono
Todos os anos, a unidade francesa da organização de contabilidade KPMG procede a auditorias para verificar se os métodos de cálculo da KLM estão de acordo com as diretrizes internacionais relativas a emissões de CO₂.
Os nossos métodos mais recentes e o relatório de auditoria:
Verifique a quantidade estimada de emissões de CO₂ para o seu voo em A Minha Viagem ou quando reserva um voo.
A sua contribuição
Quando efetua a sua reserva, na mesma página onde seleciona o seu lugar ou adiciona bagagem, pode adicionar a compensação de CO₂. Também pode realizar esta operação posteriormente em A Minha Viagem.
Quer ajudar mais?
Apesar de as viagens aéreas ainda não serem sustentáveis, existem coisas que pode fazer para reduzir a sua pegada de carbono. Os pormenores são importantes, como viajar com pouca bagagem, levar a sua própria garrafa de água ou os seus auscultadores. Bem como as ações mais relevantes, como comprar Combustível de Aviação Sustentável (SAF).
Com o seu contributo para SAF, está a ajudar a reduzir a dependência das viagens aéreas dos combustíveis fósseis tradicionais. Compramos 1% de Combustível de Aviação Sustentável para todos os voos com partida de Amesterdão. É um começo, mas com a sua ajuda podemos fazer muito mais.
Perguntas mais frequentes
Tendo em conta que já adicionámos 1% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) aos preços dos bilhetes. Investimos em SAF porque podemos reduzir diretamente as emissões de CO₂. Na KLM, queremos tornar a nossa pegada de carbono o mais pequena possível. A reflorestação é apenas uma compensação; o voo continua a emitir a mesma quantidade de CO₂. No entanto, não há SAF suficiente disponível para todos os nossos voos. Portanto, a reflorestação continua a ser uma boa opção, mas escolhemos incentivar a produção e utilização de SAF.
Porque apoiamos projetos em zonas que sofreram historicamente de uma deflorestação rápida e onde o esforço de restabelecimento não ajuda apenas a restabelecer o ecossistema. Estes projetos também protegem e melhoram a biodiversidade e oferecem oportunidades de emprego para as comunidades rurais. Além disso, o CO₂ é absorvido mais rapidamente em zonas tropicais do que nos Países Baixos.
A reflorestação é a ação de restabelecer florestas que foram anteriormente empobrecidas. A florestação é o estabelecimento de uma floresta numa zona sem florestas. A conservação significa preservar e proteger florestas estabelecidas. A KLM investe na reflorestação, trazendo de volta as florestas a regiões onde foram eliminadas.
Não, as emissões nulas devem ser alcançadas através da redução das emissões ao mínimo possível e da utilização de compensações apenas para as restantes emissões que já não podem ser mais reduzidas. A reflorestação ajuda a equilibrar as emissões de carbono e a absorção de carbono pelas árvores nos projetos. Ajuda a alcançar a meta final: emissões nulas em 2050. Mas o foco deve ser na redução das emissões ao mínimo possível.