Passaporte e visto
Que documentos
Os documentos de viagem de que precisa dependem de alguns fatores:
- o seu país de partida, escala e destino;
- a sua nacionalidade;
- o seu país de residência.
Recomendamos que consulte o website da embaixada do país que vai visitar. Para informações detalhadas pertinentes à sua viagem, consulte a nossa ferramenta de documentos de viagem.
Digitalizar os seus documentos de viagem
Para ajudar a poupar tempo no aeroporto, oferecemos uma forma segura e fácil de adicionar o seu passaporte ou documento de identificação à sua reserva antes da partida. Isto permite-nos verificar o seu documento de viagem com antecedência, o que pode reduzir as verificações manuais no aeroporto.
Pode digitalizar e carregar o seu documento de viagem de várias formas convenientes:
- Utilizando o seu telefone: Se tiver a app KLM instalada, pode digitalizar o seu passaporte ou documento de identificação diretamente com a câmara do seu telefone, para não ter de trocar de dispositivos. Se a digitalização desta forma não funcionar no seu telefone, verifique se a app KLM tem permissão para usar a câmara nas definições do seu telefone.
- Ao utilizar o seu computador: Se o seu computador ou portátil tiver uma webcam, pode utilizá-la para digitalizar o seu documento. Recomendamos a solução de transferência abaixo para um melhor desempenho.
- Não tem câmara no seu computador? Oferecemos uma solução de transferência segura: irá receber um código QR que lhe permite continuar a digitalização em segurança no seu dispositivo móvel.
A ferramenta lê a Zona de Leitura Automática (MRZ) do seu documento de viagem. Estas são as duas ou três linhas de caracteres na parte inferior da página do seu passaporte ou documento de identificação. Esta zona contém informações essenciais, como o seu nome completo, nacionalidade, data de nascimento e número do documento. É a única parte do documento utilizada para extrair dados pessoais durante a digitalização. A sua fotografia não é utilizada.
Nota:
Em alguns passaportes, especialmente para pessoas casadas, apenas o nome de solteiro/a aparece na MRZ. Se a sua reserva usa o seu nome de casado/a e a MRZ do seu documento lista o seu nome de solteiro/a, isto pode causar uma incompatibilidade de nome. Para evitar problemas, certifique-se de que o nome na sua reserva corresponde ao nome na MRZ do seu documento.
- Só pedimos um documento de viagem se for necessário para o seu destino. Por exemplo, não é necessário passaporte para voos dentro do Espaço Schengen.
- Quando é necessário um documento, se o carregar com antecedência, podemos verificá-lo digitalmente, e assim já não é necessária a verificação manual por um agente no aeroporto. Para a maioria dos destinos, solicitamos que digitalize o seu documento se estiver a utilizar A minha viagem.
- Se o seu destino exigir documentos adicionais, como um visto, ainda poderá precisar de uma verificação manual.
Se tiver um perfil connosco, pode guardar com segurança o seu passaporte ou cartão de identificação digitalizado. Se apenas um documento for guardado, será automaticamente associado a reservas futuras, poupando-lhe tempo valioso para cada nova viagem.
- É necessário carregar um documento digitalizado ao adicioná-lo através de A Minha Viagem ou da sua conta, uma vez que isto garante uma verificação segura e fiável.
- Se não for possível digitalizá-lo, ainda pode introduzir manualmente os dados do seu documento durante o check-in online ou mostrar o seu documento a um agente no aeroporto.
A tecnologia de digitalização é fornecida pela Scandit, uma solução confiável e segura. Foi concebida a pensar na privacidade e está em total conformidade com o RGPD e outros regulamentos de proteção de dados relevantes:
- Todos os dados são encriptados de uma ponta à outra durante a digitalização e o carregamento.
- O Scandit não armazena quaisquer informações de documentos.
- O seu documento só é guardado temporariamente na sua reserva, a menos que opte por guardá-lo na sua conta.
- Mantém sempre o controlo dos seus dados. Pode ver ou eliminar documentos guardados através da sua conta.
Adicionar o seu documento de viagem com antecedência é um passo simples que pode tornar a sua experiência de viagem mais rápida, fácil e confortável.
Perguntas mais frequentes
Sim, pode. Nos países da UE e do espaço Schengen, também pode viajar com um documento de identificação.
Nos países do espaço Schengen, não são efetuados controlos de passaportes. Tem de ter sempre um passaporte ou documento de identificação válidos. Isto significa que nunca pode viajar com um passaporte caducado.
Alguns países exigem mesmo que o seu passaporte esteja válido durante vários meses após o voo. Recomendamos que verifique a data de validade do seu documento de identificação com bastante antecedência antes de viajar.